A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) deflagra a campanha “Juízes solidários: pela reconstrução do Haiti”. O objetivo é arrecadar um montante em dinheiro para ser doado ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, organização humanitária, que se esforça em proporcionar proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência.
“Não há como fechar os olhos para o problema que nossos irmãos haitianos estão vivendo. Neste momento, o Brasil e o mundo sensibilizam-se com tamanha tragédia e, nós, juízes do Trabalho, precisamos exercitar nosso espírito de solidariedade”, conclama o presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, ao afirmar que a ajuda, mesmo agora, é importante já que se trata da reconstrução de um país arruinado.
O Haiti, país mais pobre das Américas, foi acometido por um terremoto, no dia 12 de dezembro, a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe. Dados divulgados pelas autoridades haitianas apontam para um saldo de pelo menos 170 mil mortos até o momento. As mortes de pelo menos 21 brasileiros, entre eles diversos militares das forças de paz da ONU, também já foram confirmadas. Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, que estava no país em missão humanitária, também foi outra vítima da tragédia no Haiti.
Em 2008, a campanha "Juízes Solidários" - deflagrada pela Anamatra e a Amatra 12, com a participação de diversas outras Amatras -, arrecadou quase R$90 mil, que foram destinados à compra de mantimentos, agasalhos e bens de primeira necessidade para as vítimas das enchentes em Santa Catarina.
Os juízes do Trabalho e demais interessados poderão fazer doações em dinheiro na seguinte conta-corrente, criada exclusivamente para esse fim:
Banco do Brasil
Agência: 4200-5
Conta-Corrente: 459.396-0
Nominal a: Juízes do Trabalho - Haiti
CNPJ: 00.536.110/0001-72