O desembargador José Roberto Freire Pimenta, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), foi escolhido pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva para ser o novo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A escolha do magistrado foi feita mediante assinatura de ato no dia de hoje (4/6). Lula recebeu lista tríplice que incluía também os nomes dos juízes Jane Granzoto Torres da Silva (2ª Região/SP) e Ricardo Luiz Tavares Gehling (4ª Região/RS).
O nome de Freire Pimenta, que deverá ocupar a vaga reservada à magistratura de carreira decorrente da aposentadoria do ministro Vantuil Abdala, ainda precisa ser sabatinado pelo Senado Federal.
Para o presidente da Anamatra, Luciano Athayde, a escolha certamente fortalecerá a Justiça do Trabalho. “Acredito que as responsabilidades advindas com o cargo serão honradas com a experiência do magistrado”, ressaltou.
Sobre o magistrado
José Roberto Freire Pimenta é graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de Doutor em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura em 1988, no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, onde presidiu as Varas do Trabalho de João Monlevade, Betim, Contagem e Belo Horizonte. No 2º grau, atua na Quinta Turma.
No magistério, é professor adjunto da Faculdade Mineira de Direito da PUC/MG, nas áreas de graduação e de pós-graduação (mestrado em Direito do Trabalho), onde ministra disciplinas nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.
Atualmente, o magistrado também é membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).
Foto: Ascom/Enamat