O novo vídeo institucional do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), da Anamatra, já está disponível na TV Anamatra. Exibido pela primeira vez durante o 15º Conamat, realizado em Brasília, o vídeo faz um apanhado das atividades desenvolvidas pelo Programa em todo o Brasil, mostrando todas as fases de sua aplicação.
O vídeo traz, por exemplo, as estatísticas do Programa, lançado ainda em 2004, no Senado Federal,
juntamente com a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, principal instrumento de trabalho do Programa. Dados levantados pela Comissão Nacional do TJC mostram números expressivos. Até o ano de 2010, o Programa atingiu 50 mil jovens e adultos em 20 Estados e no Distrito Federal, mobilizando cerca de cinco mil educadores.
Para o presidente da Anamatra, o Programa é importante para a entidade por consistir em um esforço na direção de atender o universal direito de acesso à justiça, que compreende não somente a existência de órgãos do Poder Judiciário, de juízes, de advogados e processos, mas também a capacidade do cidadão de conhecer e exercer seus direitos. “O Programa tem a finalidade de apresentar ao cidadão como funciona a Justiça, mas também, principalmente, levar a esse cidadão conhecimentos sobre direitos sociais básicos, condição indispensável para a construção de uma verdadeira cidadania.
O vídeo institucional do TJC foi distribuído para os presidentes das Amatras durante a reunião do Conselho de Representantes, ocorrida ontem (6/7) em Brasília. Os integrantes da Comissão Nacional do TJC também receberão cópia do material. O objetivo da iniciativa é oferecer aos magistrados um instrumento de trabalho para divulgação do Programa nos locais onde for aplicado, bem como para captação de parcerias.
Para acessar a programação da TV Anamatra, basta clicar na tv localizada ao lado direito da página inicial de nosso portal –
www.anamatra.org.br, ou no menu principal, localizado ao lado esquerdo da tela. No link, o internauta poderá conferir o novo layout da página da TV Anamatra, que foi reformulado para facilitar o acesso aos vídeos.