A associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), através de seu presidente Dr. Alexandre Érico, assinou convênio junto à Secretaria de Estado de Educação e da Cultura (SEEC), com o objetivo de manter o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – PTJC, que é uma iniciativa de construção de cidadania da associação.
Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Além disso, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.
Segundo o secretário de Educação, Otávio Augusto Tavares, “todo trabalho que permita ao aluno ter uma atitude cidadã, onde ele possa agir com autonomia, nós educadores nunca deixaremos de apoiar”.
Para Dr. Alexandre, a parceria da Amatra com as escolas, ajuda aos alunos, de forma criativa e dinâmica, a entender melhor as leis, dando cidadania à criança e ao jovem. “Nós entregamos cartilhas com histórias em quadrinhos sobre o direito do trabalho, conversamos e tiramos dúvidas, ajudamos os jovens a entender melhor as leis. É gratificante porque eles se interessam e debatem os temas em casa”, explica o presidente.