Notícias

07 de novembro de 2016

TJC 2016 conclui culminâncias locais

Culminância final do TJC 2016 acontece nesta terça-feira, 08 de novembro.

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania concluiu na tarde da terça-feira, 1º de novembro, as culminâncias locais, com as apresentações realizadas na Escola Estadual Maria Araújo, em Pium, distrito do município de Parnamirim, região metropolitana de Natal. No pátio da escola, alunos e professores se reuniram para apresentar as ações ensaiadas a partir das lições aprendidas com o TJC em sala de aula. Coordenados pelos professores, os estudantes exibiram um vídeo com imagens que rememoravam as vivências ao longo do ano, através das ações do programa, como a vista à sede da OAB-RN.

Na ocasião esteve presente uma das coordenadoras do TJC, juíza do trabalho Simone Jalil. Após a apresentação do vídeo, um grupo formado por dez estudantes cantaram uma música escrita por eles, com lições apreendidas através do programa. Luana Kaline, aluna do nono ano do ensino fundamental, participou do projeto na produção do vídeo. “Para mim foi uma experiência a mais, aprender coisas que eu nunca tinha ouvido falar sobre os nossos direitos. Aprendi que no trabalho, nada pode ser forçado, tudo tem seu direito”, disse a estudante.

Para a diretora da escola, Rossana Carla, o programa TJC é fundamental: “A maior parte dos nossos alunos vivem numa vulnerabilidade social muito grande, então, trabalhar em sala de aula o direito do trabalhador, obrigações do trabalhador, para eles, é importantíssimo! Sabemos que em pleno século XXI, nós temos ainda alunos que trabalham em condições análogas a de escravidão. O TJC só veio esclarecer as dúvidas que os alunos tinham e torná-los mais fortes nesta luta tão desigual que é a luta pelo trabalho. Como sabemos, hoje em dia os trabalhadores travam uma luta desigual com seus empregadores, quando não deveria ser assim. Esta relação deveria ser bem harmoniosa. O TJC é um programa magnífico que queremos que continue em 2017”, ressaltou.

O programa TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). No Rio Grande do Norte o projeto é executado pela AMATRA 21, desde 2006, com a coordenação das juízas do trabalho Simone Jalil e Rachel Vilar. Em 2016, o TJC acontece em seis escolas. Além da E.E. maria Araújo, também na E.E. Prof Francisca de Castro, E.E. Almirante Tamandaré, E.E. Belém Câmara, E.E. Castro Alves e CENEP. 

Confirma aqui o álbum de fotos.

Ascom Amatra 21