Notícias

22 de março de 2017

Entidades reúnem-se no TRT para integrar atividades do "Abril Verde"

Reunião contou com a presença de representantes de várias instituições e entidades de classe.

O vice-presidente do TRT, desembargador Bento Herculano Duarte, reuniu-se nesta terça-feira (21) com representantes de instituições públicas e entidades de classe, com o objetivo de integrar as várias atividades a serem desenvolvidas durante o movimento "Abril Verde".

Este ano, o movimento tem como tema "Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho".

Bento Herculano faz parte do Comitê Nacional do Programa Trabalho Seguro, que coordena o "Abril Verde" na Justiça do Trabalho.

Ele estava acompanhado da juíza Simone Jalil, que, junto com o juiz Alexandre Érico, são os gestores do Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes instituições e entidades como: MPT/RN, Amatra21, Fiern, Sinsduscon, Sindicato dos Bancários, Sindipetro/RN, Unimed, MPT/RN, Fecomércio, Seturn, Força Sindical, entre outros.

Várias dessas entidades já têm atividades programadas para o "Abril Verde", que contarão com a participação do Programa Trabalho Seguro no RN.

O "Abril Verde" é um movimento que tem como objetivo estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho e alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes.

"Transtorno mentais relacionados ao trabalho" foi o tema escolhido para o biênio 2016/2017, devido ao grande número de trabalhadores que atualmente sofrem com esse tipo de transtorno.

Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015 ressaltam a importância da implementação de metodologias para a identificação da natureza acidentária dos transtornos mentais ou comportamentais.

O número de auxílios-doença concedidos em razão deste tipo de moléstia tem crescido significativamente.

De 2006 para 2007, por exemplo, esse número subiu de 615 casos para 7.695 e, no ano seguinte, passou para quase 13 mil. No total, de 2004 a 2013, há um incremento de quase dois mil pontos percentuais.

De acordo com a pesquisa, os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo são: a alta demanda de trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa e a dedicação exclusiva ao trabalho. Podem ser incluídos, ainda, o assédio moral, que abrange humilhações, perseguição e agressões verbais.

"Abril Verde"

O calendário reserva uma série de comemorações importantes no mês de abril, dentre elas, o Dia da Saúde (7) e o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28).

Por esse motivo, o mês foi escolhido para se chamar a atenção da sociedade para a necessidade urgente de se combater os acidentes e as doenças do trabalho. Daí a criação do "Abril Verde", um movimento mundial criado com esse objetivo.

Fonte: Ascom TRT 21ª Região