Notícias

20 de novembro de 2017

TJC 2017: Culminância Geral celebra trabalhos dos alunos participantes

O evento teve apresentações culturais de seis escolas participantes com o tema ''Direito de Trabalho''.

Música, teatro e alegria marcaram a Culminância Geral do Programa Trabalho Justiça e Cidadania 2017, que aconteceu na manhã da sexta-feira (17), na sede da OAB/RN em Candelária. Aproximadamente 400 pessoas entre professores, alunos e magistrados celebraram a culminância da 11ª edição do projeto no Rio Grande do Norte, conhecendo os trabalhos finais desenvolvidos pelos alunos das seis escolas participantes com o tema Direito do Trabalho e a premiação do concurso das melhores redações de cada escola.

O evento promovido anualmente pela Amatra 21 aconteceu pela primeira vez no auditório da nova sede da OAB/RN. A representante da Ordem dos Advogados do Brasil Monica Feitosa, vê com orgulho a parceria: “Proporcionar esse momento significativo do ponto de vista da troca, de como cada escola vê o projeto para a gente é motivo de muito orgulho e a gente pretende continuar o projeto por muito tempo, pois já vimos que já deu fruto e ótimos frutos e diante disso só temos a agradecer o convite que nos foi feito de participar do projeto”, disse.

A gratidão pelos trabalhos e aprendizagem ao longo do ano se estende também aos professores e alunos. A educadora Alcione Santos, professora de língua inglesa e fruição das artes da Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, ressaltou a importância e a evolução dos alunos ao longo do ano e da culminância do projeto: “É o momento ímpar, pois é o resultado de todo o ano de trabalho que a gente desenvolve na sala de aula, é o momento em que eles se tornam os principais atores, eles que vão apresentar o que foi produzido por eles mesmos com ajuda dos professores”, comentou. A professora também observou a evolução dos alunos na convivência escolar após participarem do programa: “A evolução é grandiosa, esse programa desperta nos alunos o interesse, por exemplo, na área do direito, nós já participamos outros anos e hoje nós temos alunos cursando direito pelo despertar que o programa teve na vida deles”.

A estudante do 3º ano Érica Saraiva subiu ao palco e mostrou toda a sua desenvoltura na peça teatral que abordava a questão do trabalho e do desconhecimento dos direitos trabalhistas, além da nova lei. Classificou a culminância do TJC 2017 como um momento em que se pode ver os resultados dos ensaios, debates e aprendizagem com os colegas e professores. Renan Rodrigues, do 2º do ensino médio, disse que alunos e escola recebe ajuda desde as cartilhas. “O apoio do programa é notório, é uma evolução imensa”, ressaltou.

“A sensação é de alegria e de dever cumprido”, afirma Rachel Vilar, Juíza do Trabalho e coordenadora do TJC sobre o evento final: “Chegamos a culminância, que é o dia da apresentação dos trabalhos, de tudo que eles aprenderam a partir das palestras, visitas às instituições. É o congraçamento, celebração do TJC no ano de 2017, é um trabalho complexo, mas que nos dá muita satisfação e já estamos com energia para 2018”, completa.

O diretor administrativo, financeiro e de patrimônio da Amatra 21, Décio Teixeira viu com alegria a culminância do TJC 2017 e lembrou de sua participação quando o programa estava sendo implantado nos Estados: “Vejo com muita alegria, é um trabalho que participei desde o início, da implantação inclusive da ideia que nasceu do projeto nacional transferindo para as associações estaduais, regionais e foi abraçado pela OAB, Ministério Público e se tornou um sucesso pelos alunos, professores e todos os que nele participam. O TJC tem um efeito multiplicador em toda a sociedade, seja pelos professores que aplicam, seja pelos alunos que levam para suas famílias, comunidades, locais onde vivem, esse conhecimento básico sobre direito do trabalho e direito constitucional”.

Premiação

Cinco escolas participaram do concurso para escolher as melhores redações com o tema direito do trabalho entre alunos do ensino médio do TJC de 2017. Os estudantes vencedores e professores orientadores receberam um prêmio em comemoração pela conquista, foram eles:

Escola Francisco Ivo Cavalcanti - Aluna vencedora: Renata Rocha.

Escola Almirante Tamandaré -  Aluna vencedora: Ingrid Isabeli.

Centro Estadual de Educação Profissional Jessé Pinto Freire - Aluna Vendedora: Suelem Souza.

Escola Estadual Lourdes Guilherme - Aluno Vencedor:  Adrian Rian

Criado pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), o programa Trabalho Justiça e Cidadania acontece em todo Brasil. No Rio Grande do Norte é realizado desde 2006 pela Amatra 21. Já são 200 mil jovens beneficiados em todo país. Na 11ª edição potiguar, Natal, Caicó e São Fernando integraram o projeto coordenado pelas juízas do trabalho: Simone Jalil, Rachel Vilar e Marcella Alves.

CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS: http://www.amatra21.org.br/2017/albuns/115/tjc-2017-culminancia-geral