Em clima de festa, 30 alunos que integram o projeto KAJU - Karatê e Justiça para todos - participaram do exame de troca de faixa, após diversas aulas e de preparo técnico, nesta terça-feira (11), no CAIC de Lagoa Nova.
Na ocasião estiveram presentes o presidente e a diretora social da AMATRA 21, os juízes do Trabalho, Inácio Oliveira e Marcella Alves, que acompanharam os trabalhos do professor de Karatê Márcio Oliveira, enquanto os alunos eram avaliados pelo sensei Hércules Santos, na passagem para as faixas amarela, laranja, vermelha e verde.
"Estou muito satisfeito e feliz com o resultado de todos eles, com toda a dedicação de cada um na prática do karatê e mais, por saber que estão levando os princípios para suas vidas", disse o professor Márcio.
O karateca, Matheus Eupídio, de 17 anos, que participa do Kaju há três anos, desde o início do projeto, vê na prática da luta, uma alternativa para a vida.
“Aqui aprendi a respeitar mais as pessoas, a ser mais correto. O karatê com sua filosofia ajuda na formação de nosso caráter, para seguir o caminho certo da vida”, disse o jovem ressaltando que se não estivesse aqui, tudo poderia ser diferente.
“O projeto KAJU está dando esta grande oportunidade de vencer na vida, por meio do esporte, a essas crianças e adolescentes de comunidades carentes, sem qualquer custo. E fazer parte disso, de alguma maneira, é grandioso, nos deixa muito felizes”, finalizou Inácio Oliveira.
Após o exame, aconteceu a festa de fim de ano do projeto, que comemorou muito mais do que a troca de faixa, e sim, o crescimento dos jovens.
Kaju e AMATRA21
O KAJU é um projeto social que há três anos visa ensinar Karatê para crianças integrantes de família de baixa renda, realizado a partir da parceria entre a Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (AMATRA21) e o programa RN Vida, desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Norte.
As aulas ocorrem gratuitamente nas terças e quintas-feiras, no ginásio do CAIC de Lagoa Nova.
Autor: FLÁVIA FREIRE