A Anamatra, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (RJ) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) realizarão na próxima quarta-feira (30/6) um evento no Rio de Janeiro sobre o trabalho infantil, com objetivo de fazer a divulgação e adesão à Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, lançada pela Organização Internacional do Trabalho, em parceria com a FIFA.
A campanha tem como objetivo engajar a população brasileira na luta contra o trabalho infantil e fazê-la participar do objetivo mundial de erradicá-lo. O garoto-propaganda da campanha é o jogador Robinho e todo o apelo da campanha está ligado ao futebol.
O intuito é aproveitar o clima da Copa do Mundo para discutir o tema, e ao mesmo tempo pedir a adesão dos juízes do Trabalho, com a participação da sociedade civil, em repúdio às piores formas de trabalho infantil, explica o diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho.
Será realizado um seminário, quando serão discutidas por especialistas da área de Direitos Humanos as piores formas de trabalho infantil, bem como a coleta de assinatura de termo-compromisso pela erradicação do trabalho infantil, especialmente em suas piores formas. No encerramento do evento, está previsto a realização de um jogo de futebol com a participação de militantes de direitos humanos, juízes, atores, jogadores de futebol, advogados e procuradores.
São parceiros convidados para o evento: OIT, FIFA, UNICEF, Secretaria Especial de Direitos Humanos - MJ, Fundação Gol de Letra, Comitê Betinho, Atletas para a Cidadania, Movimento Humanos Direitos, Observatório da Favela, Fundação ABRINQ, Repórter Brasil, OAB-RJ, PRT 1, OAB-Niterói, ACAT, AFAT, dentre outras.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
* sujeita a alterações
Data: 30 de Junho de 2010
Local: Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
14h - Abertura (ANAMATRA, AMATRA 1, OIT, UNICEF, SEDH, FNPETI, Fundação Gol de Letra, MHuD, SINAIT).
14h30 - Assinatura de termo-compromisso pela erradicação do trabalho infantil, especialmente em suas piores formas.
15h - Piores formas de Trabalho Infantil: Trabalho escravo - Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil).
15h30 - Piores formas de trabalho infantil: A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes Maurício Correia de Mello (ANPT).
16h Trabalho Infantil (Anamatra).
16h30 - Piores formas de trabalho infantil: As implicações do trabalho para a saúde da criança e do adolescente - Carmen Maria Raymundo (NESA/UERJ).
17h - Debates
17h30 Encerramento
PARTIDA DE FUTEBOL: CARTÃO VERMELHO AO TRABALHO INFANTIL
Data: 30 de Junho de 2010
Horário: 19 h
Local: A confirmar
Participação: militantes de direitos humanos, juízes, atores, jogadores de futebol, advogados e procuradores.