Notícias

27 de agosto de 2020

Juíza do Trabalho do RN acredita que pandemia do novo coronavírus afeta também os Direitos Humanos

Na visão da magistrada, já havia uma crise social no Brasil desde a implantação da Reforma Trabalhista, em 2017, que foi agravada com o atual quadro.

A pandemia do novo coronavírus tem afetado todo o Brasil e no Rio Grande do Norte não é diferente. Para a juíza do trabalho Aline Fabiana Campos Pereira, que integra o quadro do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), há no Estado a reprodução do que acontece nacionalmente: “a crise não é somente sanitária, mas também humanitária”. 

Na visão da magistrada, já havia uma crise social no Brasil desde a implantação da Reforma Trabalhista, em 2017, que foi agravada com a pandemia do novo coronavírus. Esse quadro, na sua opinião, ameaça a preservação dos Direitos Humanos, que garantem que todos tenham uma vida digna.

“Sob a promessa de aumentar a empregabilidade, as mudanças na legislação trabalhista promoveram a redução de alguns direitos e a subtração de outros, com destaque para o enfraquecimento do sistema sindical e à atribuição de um valor maior às negociações do que a própria lei”, analisa Aline Campos.

A magistrada acredita que um dos desafios da pandemia é fazer com que as atuais vivências conduzam a humanidade para a construção de um novo modelo civilizatório, condição para que haja o fortalecimento dos Direitos Humanos.

“Trata-se de direitos e liberdades inalienáveis e indivisíveis. Direitos que se prestam a proteger todos os seres humanos e que precisam ser preservados, sendo um deles o direito ao trabalho, que tem sido um dos mais afetados com a pandemia”, acredita a juíza.

Aline Campos concedeu entrevista sobre o tema ao “Justiça e Trabalho”, programa semanal produzido pela Divisão de Comunicação Social (DCS) do TRT-RN que é veiculado em emissoras locais e disponibilizado no canal do Tribunal no YouTube. Ele é mestre em Direitos Humanos e atua na 9ª Vara do Trabalho de Natal.

 

Autor: ASCOM TRT21