Notícias

02 de dezembro de 2020

Enamatra e Anamatra promovem evento sobre o Direito Fundamental ao Trabalho Digno no Século XXI

Segundo encontro do Webinário acontece nesta quarta-feira (02), das 16h às 20h10, com transmissão simultânea nas plataformas da Associação

A Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Faculdade de Direito da UnB, o Grupo de Pesquisa Trabalho Constituição e Cidadania e a Editora LTr realizam, desde ontem, o webinário “Direito Fundamental ao Trabalho Digno no Século XXI – Desafios e Ressignificações Para as Relações de Trabalho na Era Digital”. O encontro desta quarta-feira (02), acontece logo mais das 16h às 20h10, por meio das plataformas da Anamatra (Facebook, Instagram e YouTube).  

O webinário marca o lançamento da obra coletiva doutrinária “Direito fundamental ao trabalho digno no século XXI: desafios e ressignificações para as relações de trabalho da era digital”. Autores que assinam artigos da obra estarão entre os palestrantes e convidados.

Entre os participantes estarão diversas autoridades, especialistas, acadêmicos e juristas, que debaterão temas como o “Direito fundamental ao trabalho digno no universo dos algoritmos e das plataformas digitais”, o “Capitalismo de plataforma, uberização e a desconstitucionalização do trabalho digno”, os “Desafios para o meio ambiente e o trabalho digno na era digital: desmistificando falácias”, e o “Discurso digital, teletrabalho, patologia da indiferença e garantia do trabalho digno”, entre outros.

No total, além da conferência de abertura, serão realizadas 9 (nove) mesas temáticas. Pela Anamatra, além da presidente Noemia Porto e o vice-presidente Luiz Colussi, participam a diretora de Formação e Cultura, Luciana Conforti, a secretária-geral, Patrícia Almeida Ramos, e a diretora Legislativa, Viviane Leite. Representando o Tribunal Superior do Trabalho (TST), atuarão como palestrantes a presidente e o vice-presidente do órgão, respectivamente, Maria Cristina Peduzzi e Luiz Philippe de Mello, além dos ministros Augusto César Leite e Alberto Luiz Bresciani, juntamente com o ministro aposentado do Tribunal Pedro Paulo Manus.

Entre os acadêmicos, abrilhantam o webinário a advogada e professora da UnB, Gabriela Neves Delgado, e a reitora da universidade, Márcia Abrahão Moura, além de representantes de importantes instituições de ensino superior do Brasil, como a Unicamp, a Universidade Federal do Sul da Bahia, a UDF, a Puc/Campinas, a Universidade do Estado de Mato Grosso, e a Universidade Federal de Ouro Preto.

Também estão entre as presenças confirmadas o juiz do Trabalho do TRT 10 (DF e TO) Ricardo Lourenço Filho, o subprocurador-geral do Trabalho aposentado Ricardo de Britto Pereira, a procuradora do Ministério Público do Trabalho Lorena Vasconcelos Porto, e o desembargador aposentado do TRT 3 (MG) Márcio Túlio Viana.

 

Clique aqui e confira todos os detalhes da programação.

Certificação: a Enamatra emitirá certificados para os(as) participantes que acompanharem o webinário ao vivo e que comprovarem presença no link que será disponibilizado, exclusivamente, na descrição da plataforma YouTube. Esse link será ativado diariamente, durante a transmissão, e alguns campos necessitarão de preenchimento. Os certificados serão emitidos separadamente, para o primeiro e segundo dia do evento, de acordo com a confirmação da presença, e enviados a partir de 10 de dezembro para o e-mail cadastrado no formulário (para confirmação de presença). Vale ressaltar que o evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Coloque em sua agenda e acompanhe.

 

Autor: Ascom Ananamatra