Notícias

27 de janeiro de 2021

Drama da escravidão moderna é retratado no filme Pureza

Baseada em fatos reais, a obra de Renato Barbieri foi tema do Cine Debate promovido pela Anamatra.

Baseado em fatos reais, o filme brasileiro de Renato Barbieri visa sensibilizar para o drama da escravidão moderna, trazendo mais de 130 anos após abolição, a exploração criminosa de mão de obra que perdura no país, do garimpo às casas de família. 

A obra foi destaque no Cine Debate da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em parceria com a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), na terça-feira (26).

São diversas e revoltantes histórias contadas em pouco mais de uma hora e meia, tendo como centro,  a busca de uma mãe pelo filho desaparecido no Estado do Maranhão. Nessa procura incessante, ela se emprega em uma fazenda, e acaba testemunhando o tratamento brutal de trabalhadores rurais escravizados. Agora, além de encontrar o filho, ela precisa escapar e informar às autoridades sobre aquelas atrocidades.

Rodado em 2016, o filme está cotado para disputar o Oscar 2021, que deverá acontecer em abril próximo. A obra conta com artistas como Dira Paes, Flávio Bauraqui e Matheus Abreu no elenco, tornou-se símbolo da luta contra o trabalho escravo no Brasil e ganhou o Prêmio Antiescravidão, oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International.

Assista ao trailer AQUI!

Autor: Ascom Amatra21