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05 de fevereiro de 2021

Anamatra institui Laboratório de Inovações Administrativas

Anamatra Lab visa promover um ambiente colaborativo, inovador e de integração em favor da prestação jurisdicional e da gestão do Poder Judiciário trabalhista.

Com vistas a promover um ambiente colaborativo, inovador e de integração em favor da prestação jurisdicional e da gestão do Poder Judiciário trabalhista, o Laboratório de Inovações Administrativas da Anamatra – Anamatra Lab teve sua criação aprovada – por unanimidade – pelo Conselho de Representantes (CR) da associação na quarta-feira (3). Já nesta quinta-feira (4), por meio de ato da presidência, o referido regimento interno foi publicado. 

O equipamento tem como meta, agregar as diversas administrações regionais, bem como seus magistrados(as) correlatos(as), além da formação de identidades e processos de mútua colaboração com as associações locais, resultando em práticas administrativas com o alcance de resultados qualitativos e quantitativos na prestação jurisdicional e na gestão do Poder Judiciário trabalhista.

Entre as metas do Anamatra Lab estão o estímulo à formação de pensamentos e projetos coletivos no âmbito do Judiciário Trabalhista, promovendo a aproximação entre os(as) magistrados(as) dos centros decisórios e executivos das políticas institucionais gerando perspectiva de pertencimento institucional. Desse modo, a ideia é encontrar vias de convergência de interesses e incremento de resultados administrativos e jurisdicionais, aproximando o debate de metas estatísticas e estruturais da Justiça do Trabalho, inovando e amplificando boas práticas para o alcance de políticas institucionais alinhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Para alcançar essas metas e objetivos, o Anamatra Lab desenvolverá ações coordenadas para rastrear boas práticas administrativas e fomentar a sua divulgação. Em conjunto com a Diretoria de Eventos e a Enamatra, a ideia é também produzir cursos voltados às inovações administrativas e às mudanças de cenário social e do próprio poder judiciário. Serão criados fóruns de debate com os atores do fluxo trabalhista, para a constante análise de impacto dos projetos e coleta de demandas e, juntamente com as Associações Regionais – e estas em diálogo com os respectivos Tribunais Regionais –, o Laboratório criará uma Rede de Gestão, catalizadora das sugestões e boas práticas colhidas e fomentadas nos fóruns, viabilizando e instrumentalizando o compartilhamento de ideias e projetos, entre outras medidas.

 

Sobre a gestão - A gestão do Anamatra Lab será realizada por meio da Comissão de Acompanhamento da Gestão Estratégica e Planejamento do Poder Judiciário, integrada por três diretores(as) indicados(as), dois (duas) presidentes regionais escolhidos(as) por votação entre os membros do CR e um (a) magistrado (a) indicado (a) que acompanhe políticas institucionais correlatas (dentre juízes(as) auxiliares), com formação coincidente ao biênio da diretoria da Anamatra.

Entre outras atribuições, a Comissão será responsável pela apresentação semestral de relatórios sobre reuniões, atividades e projetos realizados, firmar parcerias com o intuito de alcançar as metas propostas, além de acompanhar os eventos do CNJ sobre Laboratórios de Inovação. Os integrantes da Comissão devem ser definidos na próxima reunião do Conselho de Representantes da Anamatra.

Clique aqui e confira o inteiro teor do Regimento Interno.

Autor: Com informações da Ascom da Anamatra | ilustração Anamatra