Notícias

12 de março de 2021

II Encontro das Lideranças Associativas da Anamatra marca o Dia da Mulher

Entre os temas discutidos estavam os impactos e consequências da pandemia na vida das mulheres que integram o sistema de justiça.

Como parte das iniciativas em torno do Dia Internacional da Mulher (8 de março), a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, conduziu o II Encontro das Lideranças Associativas, na tarde de sexta-feira (12). O momento aconteceu em ambiente virtual, a partir da  plataforma Zoom.

O encontro foi promovido pela Anamatra e pela Comissão Anamatra Mulheres, e teve como representantes da Amatra21, as juízas Daniela Chaves, vice-presidente e membro da Comissão; e das diretoras de Comunicação Social e da Diretoria Cultural, Social e Esportiva, Lisandra Lopes e Marcella Vilar. Lideranças indicadas pelas outras 23 Amatras, sendo duas magistradas por associação, além das diretoras da Anamatra, também se fizeram presentes.

Na ocasião, foram discutidos os impactos e consequências da pandemia na vida das mulheres que integram o sistema de justiça, a maternidade, as metas e progressão na carreira, o trabalho remoto no pós pandemia e as dificuldades de acesso e julgamento sob perspectiva de gênero com recorte étnico, dentre outros. Os debates aconteceram em subgrupos de cada macrorregião do país, sob a coordenação das juízas que compõem a Anamatra Mulheres. 

"Magistradas e líderes associativas reuniram-se hoje para debater temas que envolvem vida e carreira nesse momento tão difícil, pandêmico. As falas foram poderosas, com a experienciação de cada uma sendo compartilhada. Ao final, teremos um documento para conduzir nosso percurso e gravar na história associativa", pontuou Daniela Lustoza.

As ideias que resultaram das discussões do evento foram apresentadas por suas representantes, em uma plenária final. Posteriormente, será construido um documento com as principais demandas pertinentes às questões de igualdade de gênero.

 

 

 

Autor: Ascom Amatra21