Notícias

31 de março de 2021

Associativismo feminino no Poder Judiciário é tema de evento promovido pela Enamatra, em parceria com a Comissão Anamatra Mulheres

Webinário tvai discutir sobre os apontamentos levantados pela pesquisa “Enigmas de Gênero: Mulheres e Carreira no Poder Judiciário”, desenvolvida pela vice-presidente da Amatra21, Daniela Lustoza Chaves, em sua tese de Doutorado.

A Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), por meio da Comissão Permanente Anamatra Mulheres, realizam, na próxima terça-feira, dia 6 de abril, o Webinário “Mulheres no Judiciário: associativismo e democracia”. O evento é gratuito, sem a necessidade de inscrição prévia e terá transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Anamatra (Instagram, Facebook e Youtube), das 18h30 às 20h.

O webinário tem por objetivo discutir e refletir sobre os apontamentos levantados pela pesquisa “Enigmas de Gênero: Mulheres e Carreira no Poder Judiciário”, desenvolvida pela juíza Daniela Lustoza Chaves, vice-presidente da Amatra21 e integrante da Comissão, em sua tese de Doutorado. A iniciativa teve apoio da Anamatra e foi respondida por mais de 900 magistradas e magistrados. Entre os aspectos a serem abordados está a necessária participação das mulheres nas instituições, em especial nas associações de classe, como concretização da democracia.

Além da autora da pesquisa, participarão do debate, como palestrantes, a presidente da Anamatra, Noemia Porto, e a vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) da 5ª Região (BA), Camila Monteiro Pullin.

Para a magistrada Daniela Lustoza, cada vez mais se mostra necessário o diálogo sobre a condição das mulheres no mundo.          “Ao longo da história, os avanços são acompanhados por ventos de retrocessos e esses retrocessos estão sendo vivenciados, pelas mulheres e meninas, nessa época de pandemia da Covid-19”, avaliou.

A juíza ressalta que é papel da entidade associativa das magistradas e magistrados debater a paridade de gênero e a participação política das mulheres como uma expressão significativa da democracia. “Não há lugar para silêncio quando se trata da condição humana das mulheres, que precisa ser expressada em toda as suas possibilidades”.

Certificação - A Enamatra emitirá certificados para os(as) participantes que acompanharem o webinário ao vivo e que comprovarem presença no link que será disponibilizado, exclusivamente, na descrição da plataforma YouTube.

Esse link será ativado durante a transmissão e alguns campos necessitarão de preenchimento. Os certificados serão emitidos de acordo com a confirmação da presença e enviados, a partir de 7 de abril, para o e-mail cadastrado no formulário (para confirmação de presença). 

 

Autor: Ascom Anamatra