As Pesquisas Empíricas em políticas públicas judiciárias foram tratadas na abertura do Ciclo de Lives da Amatra21 nesta terça-feira (23). Os encontros via Instagram acontecerão neste mês de novembro e Dezembro de 2021.
Neste primeiro encontro, contamos com a mediação do presidente da Amatra21, Higor Sanches, que trouxe o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Natal, doutor em Direito Constitucional e mestre em Ciências Sociais, Luciano Athayde Chaves, para debater o tema.
Durante o encontro, foi falado a respeito do espaço que as pesquisas têm alcançado na justiça brasileira, destacando por exemplo, a criação do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostrando – entre outros pontos - que as mesmas são fruto da crescente demanda da sociedade por transparência dos órgãos públicos, bem como da necessidade de informações confiáveis para o desenvolvimento de políticas judiciárias eficientes.
“Pensar o judiciário e suas novas perspectivas são de extrema importância, notadamente neste momento em que vivemos, com o remoto em alta – por exemplo, e as pesquisas, em abordagem qualitativa e quantitativa, são essenciais na luta pela melhoria da área”, pontuou o presidente Higor.
“As Pesquisas Empíricas em políticas públicas judiciárias precisam ser tema permanente, precisam estar sempre em alta nas discussões. Elas trazem auto conhecimento e nenhuma instituição se mantém sem de fato se conhecer”, finalizou o juiz Luciano Athayde.
Autor: Ascom AMATRA21