Notícias

08 de novembro de 2023

AMATRA21 realiza a culminância final do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania 2023

Nesta terça-feira (7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), os estudantes concluem TJC com apresentações artísticas

Aconteceu nesta terça-feira (7), a culminância final do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no RN, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN). 
 
Mais de 250 pessoas estiveram presentes, entre representantes de instituições parceiras, professores/as e alunos/as das Escolas Estaduais: Arnaldo Arsênio de Azevedo, Augusto Severo, Manoel Villaça, Nestor lima, Régulo Tinôco e Walter Duarte Pereira.
 
A coordenadora do Programa no RN, juíza Daniela Lustoza, que também preside a Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra21), explicou que, durante o ano, estudantes de seis escolas públicas, “conheceram o TRT e as instituições parceiras”.
Nessas visitas são feitas palestras com os alunos com temas “relacionados ao direito do trabalho, ao trabalho infantil, ao trabalho em condições análogas à escravidão, ao assédio moral, ao assédio sexual e sobre direitos básicos do trabalhador”.
“Ao final, nós temos uma data, que é a data de hoje, quando os trabalhos de arte (teatro, música e dança) dos alunos selecionados são apresentados, como expressão artística, desses direitos do trabalhador e da trabalhadora” explicou ela.
O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, desembargador Eduardo Serrano da Rocha, falou da importância do programa pelo conhecimento de direito, justiça e cidadania, que os alunos e alunas aprendem fora do currículo escolar.
Fazendo uma referência ao trabalho infantil, ele reforçou ainda a importância da “criança ir para a escola, estudar e brincar e não trabalhar, porque lugar da criança é na escola”.
Além das apresentações artísticas, houve ainda a premiação dos alunos que participaram do Concurso de Redação, abordando as temáticas que foram levadas às escolas, sendo premiado um vencedor ou uma vencedora de cada escola.
 
TJC – AMATRA21
 
O programa nacional instituído pela Anamatra é aplicado pelas Amatras em cada região, tendo no RN a Amatra21 à frente, e contando com importantes parcerias como Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), Secretaria de Educação do Estado do RN, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN) e Associação Norte-Rio-Grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).