Nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizado o 17º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), nas cidades de Salvador e Feira de Santana, na Bahia. O evento, que acontece anualmente, é promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e, neste ano, contou com o apoio da Amatra 5 (BA).
O encontro foi conduzido pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, e contou com a participação de representantes das Amatras. Estiveram presentes as juízas do trabalho Rachel Villarim, coordenadora do TJC/RN e diretora cultural, social e esportiva da AMATRA21, e Simone Jalil, integrante da comissão nacional do TJC.
O tema do TJC deste ano foi: “TJC: 20 anos semeando paz social, trabalho decente e inclusão”. Esse conteúdo, trabalhado ao longo de 2024 pelas Amatras regionais, marcou as apresentações no Sesi Feira de Santana (BA), que encerraram a programação do 17º Encontro Nacional. Participaram da culminância alunas, alunos, professoras e professores das Escolas Municipais Dr. Clóvis Ramos Lima, Eduardo Froés da Mota, Monsenhor Mário Pessoa e João Durval Carneiro, que foram beneficiadas pelo Programa TJC na 5ª Região, onde a iniciativa da Anamatra é executada pela Amatra 5 (BA).
Entre as deliberações do 17º Encontro Nacional, destaca-se a escolha do tema do Programa TJC para o próximo ano: “TJC 2025: Sustentabilidade e trabalho decente”. A proposta, conforme explica Patrícia Sant’Anna, é fomentar o debate sobre direitos humanos fundamentais, como trabalho, saúde, educação e acesso à justiça, além de temas como cultura da paz, justiça climática, Agenda 2030, LGBTfobia, igualdade de gênero, trabalho escravo, trabalho infantil, LGBT, comunicação não-violenta, entre outros.
Patrícia Sant’Anna destacou ainda: "O Programa TJC completa 20 anos em 2024 com solidez e um extenso material de aplicação, que contém um conteúdo fantástico. Estamos construindo mais uma página na história do TJC, e esperamos que nosso Programa tenha uma vida longa!"