O V Congresso Internacional de Direito do Trabalho, realizado entre os dias 2 e 4 de junho, com o tema A relação de trabalho em um mundo sem fronteiras: regulação, judicialização e crise, no Hotel Pirâmide, em Natal, lotou o auditório durante os três dias.
Na abertura, realizada no dia 2 de junho, estavam presentes o presidente do TRT 21, Dr. Ronaldo Medeiros, o presidente da Amatra 21, Dr. Alexandre Érico, o procurador geral do município representando a governadora do estado, Miguel Josino, a procuradora chefe da Procuradoria Regional do Trabalho 21ª Região, Izabel Christina Baptista Ramos, o vice presidente da OAB do RN, Dr. Aldo Medeiros, o diretor da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Abrat, Dr. José Augusto Amorim, o presidente da Associação Norteriograndense de Advogados Trabalhistas, Anatra, Dr. Luíz Gomes e o diretor da Esmat 21, Juiz Hamilton Vieira Sobrinho.
Antes da Conferência de abertura, intitulada Terceirização no Direito do Trabalho, com o ministro aposentado Dr. Vantuil Abdala, a Orquestra do Programa de Crianças da Petrobras, do município de Guamaré tocou o Hino Nacional, dentre outras músicas.
Na ocasião, a assessoria do TRT 21 passou um vídeo institucional para comemorar os 19 anos da instituição. Ao falar sobre o Congresso, Dr. Ronaldo Medeiros comentou da importância do evento. Estamos convictos de que será proporcionado a todos o ambiente favorável para discutir o tema do Direito do Trabalho e que favorecerá o conhecimento científico.
O presidente da Amatra 21, Dr. Alexandre Érico deu as boas vindas aos presentes. É com imenso prazer que damos início ao Congresso Internacional de Direito do Trabalho, em sua quinta edição. Desejamos que saiam deste evento com uma bagagem ainda maior.
Em sua Conferência de Abertura, o Ministro aposentado do TST, Dr. Vantuil Abdala, agradeceu ao convite para o Congresso. É uma honra está aqui em minha terra natal, já que recebi o Título de Cidadão Natalense. Então, farei uma conversa com os amigos de Natal.
A palestra teve como presidente da mesa a Desembargadora Maria do Perpétuo Socorro. O Congresso contou com cerca de 500 participantes. Conforme deliberação da diretoria da Amatra, o próximo Congresso Internacional ocorrerá no ano de 2013, passando a periodicidade bienal, sempre nos anos em que não acontece o CONAMAT.
Fonte: Amatra 21