Notícias

28 de setembro de 2011

Amatra 21 realiza doação para Amico

A Associação dos Amigos do Coração da Criança, Amico, recebeu uma doação de cerca de dez mil reais da Amatra 21, nesta quinta-feira, 22, que inclui equipamentos médicos, hospitalares, e de infra-estrutura de consultório médico.

 

A doação foi entregue pela vice-presidente, Dra. Maria Rita Manzarra de Moura Garcia, e pela diretora Sócio Cultural, Dra. Rachel Vilar de Oliveira Villarim, na nova sede da entidade, inaugurada há 4 meses.

 

O objetivo principal da Amico é o diagnóstico de cardiopatias em crianças com menos de um ano de vida para diminuir o risco de morte, bem como o monitoramento pós-cirúrgico constante dos pacientes.

 

Ao ser diagnosticada a cardiopatia, a criança é encaminhada para a Promater para tratamento cirúrgico pela equipe médica. Após a cirurgia, a criança é acompanhada na Amico pelos mesmos profissionais do Incor Natal, que trabalha em parceria com a entidade, assim como a Promater.

 

A Amico foi criada há 5 anos devido a preocupação com a necessidade de diagnóstico precoce das cardiopatias. A associação é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha com crianças portadoras de cardiopatias de todo o Estado do Rio Grande do Norte, atendendo de recém-nascidos a adolescentes, já tendo sido tratados mais de 900 pacientes.

 

A associação trabalha com uma equipe de psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, pediatras e técnicos em enfermagem, contando, ainda, com consultório médico para pediatria geral. Atualmente, cerca de 100 crianças por mês são atendidas na casa.

 

O anestesista José Madson Vidal da Costa, um dos idealizadores do projeto, explica que todo o processo deve ser ágil para a cura das crianças. “É só termos o diagnóstico que encaminhamos para a cirurgia. Aqui realizamos o controle total, com o monitoramento dos medicamentos. Há quartos para as crianças, com toda estrutura para a acomodação das mães, mas hoje só podemos receber oito crianças, devido ao suporte da casa”.

 

A Amico vive de doações. “Algumas pessoas enviam ajuda todos os meses, mas sempre precisamos de apoio de toda a sociedade para continuar nosso trabalho”, disse o Dr. Madson Vidal. A Amico tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde para melhor diagnóstico da doença nas crianças.

Fonte: Amatra 21