Notícias

16 de novembro de 2011

Programa Justiça, Trabalho e Cidadania apresenta culminância na Escola Estadual José Fernandes Machado

Estudantes da Escola Estadual José Fernandes Machado, localizada no bairro de Ponta Negra, em Natal, apresentaram para as juízas do trabalho Simone Jalil e Rachel Vilar, a culminância local do programa Justiça, Trabalho e Cidadania. Uma parceria entre TRT/RN, AMATRA21 e Ministério Público do Trabalho, o programa tem como objetivo divulgar noções básicas de direito do trabalho aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Apresentações teatrais, música, uso de fantoches e leitura de cordéis fizeram parte da culminância, quando os alunos puderam demonstrar os conhecimentos adquiridos durante o programa. Eu gostei muito do que aprendi aqui na escola sobre direito do trabalho e pude ajudar meu pai que estava com dúvidas sobre o direito ao FGTS, disse o estudante do 3º ano Robson da Silva Teixeira.

A vice-diretora Neide Barbosa, informou que o programa está em funcionamento há cerca de três meses na Escola Estadual José Fernandes Machado. Os alunos receberam muito bem a proposta do programa e muitos deles já são trabalhadores, então aprenderam um pouco mais sobre seus direitos. Certamente, após esse aprendizado, os alunos se tornarão multiplicadores do conhecimento que adquiriram em sala de aula, analisou a educadora.

Para a juíza do trabalho Simone Jalil, o programa Justiça, Trabalho e Cidadania está formando cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres. A receptividade dos alunos está sendo excelente e acredito que os conhecimentos passados durante as palestras e nas atividades em sala de aula, vão ajudá-los em suas formações acadêmicas, na formação profissional, social e humana, disse.

A juíza Rachel Vilar também acompanhou as apresentações dos alunos e gostou do resultado. Estou muito feliz com todas as apresentações. Essa culminância local mostra que os alunos estão entendendo o papel da Justiça do Trabalho e que devem buscar os seus direitos trabalhistas. É muito gratificante ver que o projeto está dando resultados positivos, ponderou a juíza.

Nas próximas semanas serão realizadas mais três culminâncias locais nas Escolas Anísio Teixeira, Ateneu e Winston Churchill. No dia 07 de dezembro, acontece a culminância geral, com a reunião de todas as escolas participantes, no TRT/RN.

Fonte: Ascom / TRT - RN