Os alunos das quatro escolas envolvidas no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, TJC, participaram, na tarde de 7 de dezembro, da Culminância Geral na sede do TRT 21. As Escolas Estaduais José Fernandes Machado, Professor Anísio Teixeira, Winston Churchill e Colégio Atheneu Norteriograndense levaram vídeos, cordel, raps e muita criatividade ao Salão Azul do Tribunal.
Temas como o direito do trabalhador, assédio moral, trabalho infantil e segurança do trabalho foram levantados pelos alunos como forma de expor o aprendizado adquirido através das cartilhas do TJC entregues nas escolas.
Ao falar, a coordenadora do programa, dra. Simone Medeiros Jalil parabenizou os alunos. Falar deste programa é uma grande emoção, pois é uma ferramenta para aproximar a Justiça da sociedade. Em todo o Brasil, o TJC já assumiu a marca de 50 mil alunos. No Rio Grande do Norte já atuou em 18 escolas. O caminho da parceria foi fundamental. Este ano, a parceria foi ampliada, junto com o Ministério Público do Trabalho, o TRT, e a Secretaria de Educação.
O Procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 21ª Região, dr. Josivaldo da Cunha Oliveira agradeceu o convite para participar do projeto. Gostaria de agradecer à Amatra e ao TRT a oportunidade do Ministério Público do Trabalho de participar deste importante projeto. Agradeço também aos alunos e professores pelo empenho. O TJC é importante para a vivência da sociedade, levando aos alunos conhecimentos básicos sobre direito e cidadania. E completou, o futuro de vocês depende da dedicação na vida. E estar aqui hoje prova isso para fazer uma sociedade melhor.
Na ocasião, houve premiação do concurso de redação e entrega de certificados e lembranças aos professores e diretores das escolas participantes, além de sorteio de brindes.
Finalizando o evento, o vice-presidente do TRT 21, o desembargador José Rêgo Júnior parabenizou a todos. Se eu já tinha orgulho de fazer parte do TRT 21, imaginem agora. Aqui vejo um momento muito importante. É importante quando você planta uma semente e colhe os frutos. Vocês, alunos, são os frutos. Eu me emocionei de ver tanta coisa linda, afirmou.
Além dos citados, estiveram presente dr. Ronaldo Medeiros, presidente do TRT 21, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, José Pereira Neto, sub-secretário de educação do Estado, Dra. Isabel Christina Baptista Queiros Ramos, procuradora do MPT, e as juízas Rachel Vilar de Oliveira Villarim, Maria Rita Manzarra, e Elizabeth Florentino de Almeida.