A cartilha é uma ferramenta extraordinária para a educação de jovens e adultos sobre os direitos sociais. A cartilha se insere dentro de uma estratégica pedagógica e de cidadania formulada pela Anamatra e é essencial que o conteúdo dela seja trabalhado e as pessoas possam saber sobre seus direitos, disse o diretor de cidadania e direitos humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho.
Estiveram presentes, além dos membros da Comissão Nacional do TJC - Eliete Telles (Amatra 1), Gustavo Vieira (Amatra 4) e Rosemeire Fernandes (Amatra 5)-, diversas autoridades locais, entre as quais o desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, representando a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, a presidente da Amatra 6, Virgínia Bahia, e o gerente regional de negócios da Caixa Econômica Federal, Luiz Henrique Lins Barros de Carvalho. Também prestigiaram o lançamento da cartilha juízes de Amatras das seguintes Regiões: 1ª(RJ), 3ª(MG); 4ª (RS); 5ª(BA); 6ª(PE); 7ª(CE); 8ª(PA); 13ª(PB), 17ª(ES); 19ª(AL); 21ª(RN); 22ª(PI) e 24ª(MS).
Ao final, os gestores das escolas receberam um certificado da Anamatra pela participação no programa, bem como a premiação para as melhores apresentações nas categorias: texto literário, que ficou com a escola estadual José Vilela, melhor cartaz, para a Sizenando Silveira, e melhor jogo teatral para as escolas Padre Machado e novamente a Sizenando Silveira.
Nós conseguimos alcançar os objetivos: integrar esses jovens, levar uma imagem positiva do Judiciário e despertar neles a necessidade de atentarem para os seus direitos e deveres, afirmou a presidente da Amatra 6, Virgínia Bahia, ao ressaltar a empolgação dos alunos que estavam participando da culminância.
De acordo com Nicheu Dias Oliveira, aluno da escola Sizenando Oliveira vencedora em duas categorias, houve muita preparação. A gente trabalhou para isso. Chegamos leigos na escola, não sabíamos nada sobre Direito do Trabalho. Nós não só aprendemos como levamos para casa, para nossos pais e amigos, disse o estudante, ao afirmar que a valorização do trabalho deles com a premiação final no evento foi muito gratificante.