O juiz do trabalho e professor da UFRN Zéu Palmeira Sobrinho acaba de lançar o seu livro Acidente do trabalho: crítica e tendências.
Trata-se de seu sexto livro editado pelo próprio juiz, que é pesquisador e estudioso dos direitos sociais. Palmeira explica que parte das reflexões do livro é resultado de pesquisas desenvolvidas junto ao GESTO, onde é coordenador Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho, da UFRN.
O autor explicita que o debate sobre o acidente do trabalho é perpassado de desafios, em face da visibilidade maior das tragédias ocorridas no cotidiano laboral e da reconfiguração teórica que o tema vem enfrentando nos últimos anos. Comenta ainda que, sistematizou a discussão, abordando pontos pouco explorados, tais como o acidente do trabalho envolvendo autônomos, estagiários, servidores públicos, atletas, menores, etc.
O livro traz ainda instigante discussão sobre a possível relação entre o acidente do trabalho e outros subtemas, tais como: depressão, o alcoolismo, os riscos emergentes, dentre outros.
A obra toma como base estruturante o princípio da responsabilidade socialmente necessária, apontando para a radicalização dos postulados da prevenção, precaução e educação ambiental.
Confira no link abaixo o sumário da obra: https://docs.google.com/file/d/0BwM1nBESQfQNRTJ3bDBYdldWNDA/edit?pli=1