O PTJC - Programa Trabalho, Justiça e Cidadania - de 2013 deve ser realizado em 9 escolas estaduais localizadas em Natal. O convênio entre a AMATRA 21, MPT, TRT, ANATRA e secretaria estadual de educação foi assinado nesta terça-feira, 19, no Centro Administrativo.
Estiveram presentes ao evento a secretária estadual de Educação Bethania Ramalho, a presidente da AMATRA juíza Maria Rita Manzarra, as juízas coordenadoras do programa Rachel Vilar e Simone Jalil, o presidente da ANATRA advogado Luís Gomes e o Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RN Rosivaldo da Cunha Oliveira.
No ano passado, o programa foi realizado em cinco escolas: Atheneu, Winston Churchill, Padre Maguelinho, Anísio Teixeira e José Fernandes, além da escola aprendizagem do consórcio da Arena das Dunas. O PTJC é um instrumento de cidadania que aproxima o Judiciário do cidadão.
A ideia é começar o programa até o final de março para agilizar os trabalhos ao longo do ano. O programa pretende levar noções de direito do trabalho às escolas públicas de Natal e fazer uma interação entre o Judiciário trabalhista e as escolas, com o envolvimento de alunos, professores, funcionários e pais.
Para este ano, o programa vai ser ampliado e, ao invés de cinco como no ano passado, serão 9 escolas estaduais contempladas:
Francisco Ivo, no Alecrim;
Atheneu;
Anísio Teixeira;
Winston Churchill;
Floriano Cavalcanti, em Mirassol;
Josefa Sampaio, entre Santos Reis e Rocas;
Professora Ana Júlia, no Pajuçara, Zona Norte;
XV de Outubro, na Zona Norte;
Walfredo Gurgel, em Candelária.
Ficou agendada para o dia 6 de março, uma outra reunião entre a AMATRA 21, ANATRA, MPT e secretária de Educação com os diretores das escolas selecionadas para o planejamento do início das atividades.
Fotos: Laís Gomes
Asssessoria de Imprensa/AMATRA 21
Adalgisa Emídia