Os números de acidentes de trabalho impressionam e preocupam. A construção civil é o segmento da economia em que eles mais chamam a atenção. Tanto que no ano passado o setor foi o alvo das ações do programa Trabalho Seguro, desenvolvido nacionalmente pelo Tribunal Superior do Trabalho e por todos os TRTs do país.
Durante solenidade realizada na sede do TRT-RN, nesta sexta-feira (1), foi lançada uma cartilha educativa sobre a prevenção de acidentes do trabalho, com o intuito de fornecer informações relevantes aos trabalhadores sobre o assunto
No Rio Grande do Norte, o Trabalho Seguro é realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), sob a coordenação dos juízes Simone Jalil e Alexandre Érico, e conta com a parceria de inúmeras entidades.
"Uma campanha dessa envergadura " devido à importância que ela tem " não pode ser capitaneada apenas pela Justiça do Trabalho. É importante que os órgãos públicos, os governos e as entidades representativas se engajem nesta campanha, pois nós estamos tratando de salvar vidas", ressaltou o desembargador José Rêgo Júnior, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN).
PARCERIAS
O objetivo do Trabalho Seguro é o de reduzir, por meio da conscientização, o crescente número de acidentes do trabalho, ocasionados em 99% dos casos por falta de prevenção dos trabalhadores. A prioridade para este ano será a segurança dos trabalhadores do transporte rodoviário.
"A gente está presente como parceiro e estamos com o SEST-SENAT à disposição da Justiça do Trabalho para ajudar a reduzir os acidentes e dizer para o trabalhador da importância da vida", anuncia o empresário Eudo Laranjeiras, presidente da Fetronor e diretor do Conselho Regional do SEST-SENAT.
"Os taxistas convivem 24 horas frente a riscos de acidentes. Na medida em que trabalhamos com a prevenção de riscos de incidentes, nós estamos salvando vidas", afirma Aldemir Calisto Torres, Diretor do Sindicato dos Taxistas do Rio Grande do Norte.
Para o presidente do Sindmotorn, José Barreto, "os condutores de motocicletas estão a todo o momento presenciando a violência no trânsito. Sendo assim, é de extrema importância a participação nesta campanha".
A procuradora do trabalho Ileana Neiva, que também participou da solenidade, reconhece "a importância dessa parceria com o Poder Judiciário porque ela traz para a sociedade e para o empresariado em geral a certeza de que os descumprimentos da legislação trabalhista não serão mais aceitas nesse país, principalmente em relação aos acidentes de trabalho".
"Esperamos que esta campanha avance e atinja o número ainda maior de pessoas, trabalhadores e entidades. Fazendo com que as pessoas se conscientizem da grandeza desta iniciativa", enfatiza o desembargador José Rêgo Júnior, presidente do TRT-RN.
Juiz Alexandre Érico, presidente do TRT 21 desembargador José Rêgo Júnior e a juíza Simone Jalil
Fonte: Ascom - TRT/21ª Região