Chegou o momento final do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (PTJC) no Rio Grande do Norte no ano de 2009. Nesta quarta-feira, 2 de dezembro, a Amatra 21 e a Secretaria Estadual de Educação promovem a cerimônia de culminância do PTJC no estado. O evento ocorrerá às 19h, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova.
Na oportunidade, alunos das escolas estaduais Anísio Teixeira, Josefa Sampaio, Roberto Krause (de Parnamirim) e José Fernandes de Melo (de Pau dos Ferros) irão apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano com base nas lições sobre os direitos trabalhistas aprendidas em sala de aula. A culminância geral do projeto deve reunir cerca de 150 alunos. Neste ano, o PTJC chegou ainda às escolas Monsenhor Francisco Sales Cavalcante e Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró, e ao Centro Educacional José Augusto, em Caicó.
PREPARAÇÃO
No mês de abril, professores voluntários das escolas participantes do projeto passaram por uma capacitação ministrada por juízes e procuradores do trabalho, destinando um dia de sábado para receberem as instruções sobre os principais pontos da Cartilha do Trabalhador, instrumento de disseminação das noções básicas dos direitos fundamentais e trabalhistas utilizado nacionalmente nas escolas públicas de diversos estados do país.
O objetivo da capacitação é formar multiplicadores, de forma que os professores estejam aptos a transmitir aos alunos o conhecimento necessário de seus direitos enquanto futuros candidatos ao mercado de trabalho ou trabalhadores de fato, situação em que se já encontram muitos desses alunos. A outra aplicação da capacitação é o trabalho de coordenação no desenvolvimento das práticas pedagógicas nas escolas pelos professores.
Durante o restante do ano, os professores levaram para a sala de aula o debate sobre os direitos trabalhistas, replicando os conhecimentos adquiridos sobre o tema. A partir dessas aulas, reforçadas com palestras dos juízes e procuradores nas escolas, os alunos tiveram a missão de desenvolver trabalhos cuja construção envolvesse o universo do direito do trabalho e a situação do trabalhador.
Nas culminâncias locais, esses alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos aos colegas e aos juízes. Agora na culminância geral, eles irão conhecer o trabalho que cada escola desenvolveu para o PTJC no ano de 2009.
O QUE É
Criado pela Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas (Anamatra) em 2004, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania desenvolve atualmente ações concretas em dez estados brasileiros, contando sempre com o trabalho voluntário de juízes do trabalho. O programa chegou ao Rio Grande do Norte em 2006 e seu objetivo é prestar orientação às comunidades carentes e estimulá-las a defenderem seus direitos, para que os estudantes sejam multiplicadores de conhecimento e saibam quando seus direitos estejam sendo lesados. É um programa que tem como finalidade a construção da cidadania e a integração do poder judiciário com a sociedade, fazendo do Brasil um país mais justo e solidário.
*VEJA FOTOS DAS CULMINÂNCIAS NAS ESCOLAS NA NOSSA SEÇÃO DE EVENTOS
Fonte: Amatra 21