Notícias

07 de abril de 2013

Professores participam do curso de capacitação do PTJC

O curso foi realizado no auditório da AMATRA 21

 

 

Mais de 50 professores da rede estadual de ensino do RN participaram do curso de capacitação do PTJC – Programa Trabalho Justiça e Cidania – realizado pela AMATRA 21 em parceria com a OAB/RN, TRT 21, Anatra, MPT e secretaria estadual de Educação.

O programa vem sendo realizado no Rio Grande do Norte desde 2006 e tem como objetivo de levar conhecimentos sobre direitos do trabalho, cidadania e justiça aos professores e alunos da rede pública de ensino.

Neste ano nove escolas participarão do PTJC: Atheneu, Anísio Teixeira, Winston Churchill, Ana Júlia, Floriano Cavcalcante, 15 de Outubro, Francisco Ivo, Walfredo Gurgel e Josefa Sampaio.

Para a coordenadora do programa – juíza Simone Jalil – o curso superou as expectativas. “O número de professores ultrapassou as nossas expectativas. Os professores estão entusiasmados e está sendo muito interessante poder difundir nas escolas questões como cidadania e educação de forma ampla”, afirmou.

O curso foi dividido em temas como direito do trabalhador, jornada legal, trabalhador doméstico, aprendiz e estagiário. O procurador-chefe do MPT Rosivaldo Cunha falou sobre os trabalhos escravo e infantil. Segundo ele, dados do PNAD 2009, relevam que a Região Nordeste apresenta um índice de 5,9% de trabalhadores infantis, um dos maiores do País.

 

Procurador do Trabalho Xisto Thiago de Medeiros Neto

 

O procurador do Trabalho Xisto Thiago de Medeiros Neto falou sobre discriminação, assédios moral e sexual e danos morais. Ele começou fazendo um balanço histórico dos direitos humanos e fez  um alerta aos professores de que o assédio moral deve ser denunciado sempre, porque a conduta passiva da vítima é o alimento para o agressor.

Participaram ainda do encontro a presidente da AMATRA 21 juíza Maria Rita Manzarra e a coordenadora do PTJC juíza Rachel Vilar, além da procuradora do trabalho Ilena Neiva.

“Esse programa é fundamental para formar cidadãos mais conscientes dos seus direitos. Saber o que é ética, política e direitos é uma nova forma de conceber a escola e a educação” afirmou a procuradora Ilena Neiva.

O primeiro ciclo de palestras nas escolas está previsto para começar em maio.

 

 

Assessoria de Imprensa/AMATRA 21

Adalgisa Emídia