Presidente da AMATRA 21 juíza Maria Rita Manzarra
Através da poesia “Escravidão nos tempos modernos” recitada pela aluna Daniella Oliveira da Silva Maurício, da Escola Estadual Ana Júlia, o palco do Teatro Aberto Maranhão recebeu a culminância do PTJC – Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – desenvolvido pela AMATRA 21 em parceria com o TRT21, OAB, MPT, Anatra e secretaria estadual de Educação.
Ao longo do ano de 2013, alunos e professores de nove escolas públicas em Natal receberam aulas ministradas de forma voluntária por magistrados trabalhistas, advogados e procuradores do Trabalho no sentido de aproximar o Poder Judiciário da sociedade e contribuir para o fortalecimento da cidadania.
O programa – coordenado pela juízas Simone Jalil e Rachel Vilar – atendeu em torno de mil alunos somente no ano de 2013 nas escolas estaduais Ana Júlia, Atheneu, Floriano Cavalcanti, Francisco Ivo, Josefa Sampaio, Walfredo Gurgel, Winston Churchill e 15 de outubro.
A solenidade de encerramento das atividades foi aberta pela presidente da Amatra 21 – juíza Maria Rita Manzarra – que destacou a importância do programa no sentido de se difundir noções básicas de direito do trabalho aos estudantes. “Podemos constatar que a semente foi, de fato, plantada e que os conhecimentos repassados ao longo do ano geraram frutos. Assim, a nossa missão de participar da formação de crianças e adolescentes, aperfeiçoando o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão, prosseguirá, na certeza de que o caminho até aqui percorrido jamais será apagado”, disse a presidente da AMATRA 21.
Participaram da culminância no Teatro Alberto Maranhão, além de magistrados trabalhistas, o presidente do TRT21 desembargador José Rêgo Júnior, advogados, procuradores do Trabalho e a secretária estadual de Educação Bethânia Ramalho.
Cada escola fez uma apresentação, em torno de dez minutos, através de peça teatral ou dança destacando temas relacionados ao trabalho como assédio moral, exploração escrava, abusos de contratos trabalhistas e trabalho doméstico.
Ao final, as juízas Simone Jalil e Rachel Vilar fizeram a entrega dos prêmios aos alunos que foram destaque em cada uma das escolas. “É realmente uma grande emoção. Queremos agradecer aos professores, diretores, TRT, Procuradoria Regional do Trabalho, OAB, Anatra, a secretaria estadual de Educação e a todos os colegas que participaram das palestras. Agradecer a Deus por essa oportunidade de fazer algo por um país melhor. Obrigada”, finalizou a juíza Simone Jalil.
Juíza Simone Jalil
Alunos apresentam trabalhos
Assessoria de Imprensa/AMATRA 21
Adalgisa Emídia