Notícias

04 de fevereiro de 2014

Anamatra participa de solenidades de abertura do Ano Judiciário e Legislativo

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 3

O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, participou nesta segunda (03/2) das cerimônias de abertura do Ano Judiciário de 2014 no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As duas solenidades foram conduzidas pelos presidentes do STF e TST, respectivamente, os ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Reis de Paula. O magistrado também prestigiou a abertura do Ano Legislativo, na Câmara dos Deputados, conduzido pelo presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL).

O ministro Joaquim Barbosa ressaltou a importância da independência do Judiciário com a valorização do juiz singular e dos servidores do primeiro grau de jurisdição.  O ministro também afirmou que o Poder Judiciário tem passado por grandes transformações na funcionalidade de seus trabalhos, o que tem levado à redução do tempo de tramitação e do custo dos processos. “O Poder Judiciário tem passado por transformações importantes para o progresso do nosso País”, disse.

Já o ministro Carlos Alberto, falou da importância da celeridade da prestação jurisdicional e lembrou que, na Justiça do Trabalho, essa morosidade ocorre principalmente na fase de execução das sentenças. "Aos olhos do cidadão, não importam os avanços estatísticos na produtividade quando a morosidade processual se acentua”. O ministro também lembrou que o índice de casos novos remetidos ao Tribunal aumentou em 30,7%. “Os dados demonstram a necessidade de adotarmos novas medidas para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional pela Corte, sem esquecermos, contudo, da preservação da higidez física e mental e da qualidade de vida dos Magistrados e Servidores,” afirmou.

Para o presidente da Anamatra, as afirmações dos presidentes do STF e do TST revelam a importância do Poder Judiciário na sociedade, mas também os constantes desafios que necessitam ser superados para a melhoria da prestação jurisdicional. “Para a Anamatra será um ano de muito trabalho, no qual seguiremos trabalhando pelo crescente prestígio da Justiça do Trabalho, bem como para que os direitos sociais em nosso país sejam efetivamente exercidos”. O magistrado também destacou a importância da preocupação do TST com a saúde de todos os seus magistrados. “A perspectiva da Anamatra é que essa preocupação seja não apenas institucional entre os ministros, mas também com relação a todos os juízes de primeiro e segundo graus que vivem o dia a dia da cobrança de metas e da nova realidade que é o processo eletrônico,” ressaltou.

Homenagens

Na solenidade do TST, os ministros lembraram os falecimentos, no mês de janeiro, do advogado Luiz de Pinho Pedreira da Silva, professor de Direito da UFBA e desembargador do Trabalho aposentado, do ex-presidente da OAB Nacional, Ophir Filgueiras Cavalcante, e do ex-presidente do TRT5 desembargador Washington Luiz da Trindade.

Em 2007, na série de entrevistas com os nomes que marcaram a história do Direito e da Justiça do Trabalho, a TV Anamatra entrevistou, com exclusividade, o advogado Luiz de Pinho Pedreira da Silva. A entrevista está disponível no canal da TV Anamatra no Youtube (Clique aqui para assistir).

 

 

Fonte: Anamatra