Nesta sexta-feira, 4 de abril de 2014, foram iniciadas as atividades do ProgramaTJC, Trabalho, Justiça e Cidadania, no auditório da Esmat21. O programa é realizado pela AMATRA21 em parceria com o TRT21, OAB/RN, MPT/RN, Anatra/RN e a Secretaria Estadual de Educação.
O TJC tem por objetivo levar noções de cidadania aos alunos de escolas estaduais de Natal, através da cartilha do trabalhador, material em forma de gibi, em linguagem acessível, que trata dos direitos trabalhistas de forma simples e lúdica, trabalhada pelos professores em sala de aula, e também por meio de palestras realizadas periodicamente nas escolas por Juízes, Procuradores, Advogados, Professores e Servidores do TRT.
Fotos: Elpídio Júnior
Como nos outros anos, houve a formalização do convênio entre as Instituições acima, para garantir a realização das atividades nas escolas públicas. O convênio foi firmado pela Presidente da AMATRA21, Juíza Maria Rita Manzarra, pelo Presidente do TRT21, Desembargador José Rêgo Júnior, pelo Presidente da Anatra/RN, o advogado Rodrigo Menezes, pelo Procurador-Chefe do MPT/RN Marcelo Almeida Andrade, pelo Vice Presidente da OAB/RN Marcos Guerra e pela Secretária Estadual de Educação, Professora Betania Leite Ramalho.
Participaram do curso de capacitação 48 professores, e, durante dois dias, eles tiveram aulas sobre direitos básicos do trabalhador, jornada de trabalho, estabilidade no emprego, contratos, trabalhos infantil e escravo, assédio moral, segurança do trabalhador e o acesso à justiça. Entre os palestrantes, estavam o Juiz do Trabalho Cácio Manoel, os advogados Cássio Leandro Rodrigues, Mirocem Ferreira e Alexandre Pinto, as Procuradoras do Trabalho Izabel Cristina Ramos, Ileana Neiva Mousinho, o assistente de Desembargador, Daniel Martins Cardinelli e o assistente de Diretor da 1a VT de Natal e servidor do TRT/21, Thiago Henrique Uchôa.
O Curso de Capacitação foi um grande sucesso, pois os professores tiraram dúvidas, motivaram-se e estão prontos para iniciarem os trabalhos em suas Escolas. No ano de 2014, estão participando do TJC as seguintes Escolas Estaduais: Professora Ana Júlia de Carvalho Mousinho, localizada em Nossa Senhora da Apresentação, Edgar Barbosa, em Lagoa Nova, Professor Francisco Ivo Cavalcanti, em Dix-Sept Rosado, Manoel Vilaça, em Lagoa Nova e Walfredo Gurgel, em Candelária.
O programa é realizado em Natal há 8 anos sob a coordenação das juízas do Trabalho Simone Jalil e Rachel Vilar e tem se destacado como um dos mais atuantes do Brasil. “O resultado desse programa é extremamente positivo. A cada ano, temos conseguido atender mais alunos e professores e eles se sentem muito motivados”, afirmou a juíza e coordenadora Simone Jalil.
Um exemplo de motivação e dedicação é o da Escola Estadual Ana Júlia, que passou de 30 alunos participantes no ano passado para 1.035 neste ano. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Célia de Medeiros, mais conhecida por Celinha, todas as turmas do ensino médio irão participar das atividades do programa e a novidade é criação da disciplina “Formação para o Trabalho”. “O TJC é um projeto de excelência e muito importante para a vida dos alunos e professores, porque traz conhecimentos e a consciência dos seus direitos”, disse a coordenadora Celinha.
“Este ano o TJC completa dez anos no Brasil e aqui no estado o programa só vem crescendo. Temos cada vez mais escolas e parceiros o que facilita a execução do programa. Quanto mais as crianças forem conhecedoras dos seus direitos, menos lesados serão quando forem adultos. Então, é muito satisfatório ver os resultados positivos e o empenho de todos os participantes”, afirmou a presidente da AMATRA21 juíza Maria Rita Manzarra. A próxima etapa do programa é a entrega de cartilhas educativas nas escolas e o primeiro ciclo de palestras está previsto para a semana de 5 a 9 de maio.
Juíza Simone Jalil, Presidente do TRT21 desembargador José Rêgo Júnior, presidente da AMATRA21 juíza Maria Rita e o Procurador-chede do MPT/RN Marcelo Andrade
Juíza Rachel Vila, Juiz Cácio Oliveira, professora e a juíza Simone Jalil
Assessoria de Imprensa/AMATRA21
Adalgisa Emídia