O Plenário do Senado aprovou, na terça-feira (5/8), a recondução do advogado Emmanoel Campelo de Souza Pereira ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Empossado para o primeiro mandato em 2012, ele seguirá no cargo de conselheiro na instituição durante o biênio 2014-2016. A aprovação se deu por 41 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção.
Antes de ser votada em plenário, a indicação de Emmanoel havia sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Durante a sabatina, o indicado destacou a mediação e a conciliação como meios de reduzir o volume de processos e acelerar as decisões do Poder Judiciário. Segundo o advogado, a cultura da litigiosidade no Brasil é responsável pela quantidade de processos.
Campelo foi indicado pela Câmara dos Deputados como cidadão de notável saber jurídico. É mestre em Direito e, no conselho do CNJ, atuou como presidente da Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania e integrou as comissões permanentes de Tecnologia da Informação e Infraestrutura e de Articulação Federativa e Parlamentar. Coordena ainda o Comitê Gestor da Conciliação.
Emmanoel Campelo nasceu em 28 de janeiro de 1981, em Natal, Rio Grande do Norte. Formou-se em Direito, em 2004, na Universidade Federal daquele estado (UFRN). Em 2008, concluiu mestrado em Direito na Universidade Católica de Brasília (UCB), na área de crime organizado e lavagem de dinheiro.
* Agência CNJ de Notícias com informações da Agência Senado