Após participarem de palestras nas escolas ao longo do primeiro semestre de 2014, neste mês de agosto foi a vez dos alunos saírem da sala de aula e conhecerem de perto órgãos do judiciário potiguar.
Entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, cerca de 200 estudantes de escola públicas visitaram, através do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) as sedes do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região (TRT/RN), Ordem dos Advogados do Brasil secção RN (OAB/RN) e Ministério Público do Trabalho no RN (MPT).
O TJC é uma iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizado nos Estados pelas AMATRAS. No Rio Grande do Norte o projeto é executado pela AMATRA 21, com a coordenação das Magistradas Simone Jalil e Rachel Vilar.
No TRT/RN, os alunos do ensino fundamental II, ensino médio e EJA das escolas estaduais Francisco Ivo, Edgar Barbosa, Walfredo Gurgel, Manoel Villaça e Ana Júlia foram recebidos pelas Juízas Simone Jalil e Rachel Vilar.
“Estamos bastante felizes em receber os estudantes aqui! É como se estivéssemos os recebendo em nossa ‘casa’. Já estivemos na ‘casa’ deles, quando através dos ciclos de palestras, conversamos sobre como funciona a Justiça do trabalho e compartilhamos noções sobre os direitos e deveres do cidadão. Consideramos este momento das visitas como a materialização de tudo que conversamos durante as palestras nas escolas”, afirma a Juíza Rachel Vilar.
Os estudantes visitaram várias dependências da sede do Tribunal, como o Memorial do TRT/RN, o Plenário e a Escola Judicial. Também tiveram a oportunidade de assistir audiências. Para a professora Alcione Santos, da Escola Estadual Francisco Ivo, o TJC representa uma oportunidade ímpar e que vem incentivando muitos alunos. “Os nossos alunos demonstraram muito interesse. Eles ficaram maravilhados, aproveitaram para tirar dúvidas. Com o TJC, a justiça do trabalho passa a ser melhor conhecida por todos”, afirma.
Para o aluno João Fabricio Oliveira, estudante do 2° ano na Escola Estadual Edgar Barbosa, a visita foi muito esclarecedora. “Adorei, sempre passava aqui em frente ao TRT e tinha vontade de conhecer aqui dentro. A experiência foi muito produtiva. E gostei de saber que qualquer um de nós, qualquer pessoa pode acompanhar as sessões públicas. Também foi interessante conhecer que a Justiça do trabalho é nova no nosso Estado, tem apenas 20 anos”, relata.
Em Setembro e Outubro
No mês de setembro, o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania realizará mais um ciclo de palestras nas escolas, será o último deste ano. Neste segundo semestre, os estudantes estão participando de atividades pedagógicas com o apoio dos Professores, colocando em prática todo o aprendizado desenvolvido ao longo do TJC 2014.
A juíza Simone Jalil informa que em outubro ocorrerão as culminâncias locais do TJC. “Será quando os jovens apresentarão aos coordenadores o que aprenderam, através de expressões artísticas como peças teatrais, poesias, cordéis, músicas, paródias, entre outros. Nas culminâncias locais, serão escolhidos os trabalhos para apresentação na culminância final, no dia 27 de novembro, quando também teremos o resultado do concurso de redação”, explica. A culminância final do TJC 2014 acontecerá no auditório da Escola de Governo.
* AsCom AMATRA21