Acontece na próxima segunda-feira, 27, a partir das 14hs no auditório do Tribunal Pleno a Palestra ‘Sobreviver e Conviver com o Câncer’. O evento, voltado aos magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região, é resultado da parceria entre a Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª região (Amatra 21), Escola Judicial e TRT-RN.
Duas convidadas vão esclarecer informações acerca do câncer de mama e cuidados com a alimentação: Maria Ariadna da Rocha Ribeiro Dantas, Advogada, ex-servidora do TRT-RN e Membro do Grupo Reviver, com o tema ‘Vivendo e convivendo com o câncer’; E a nutricionista Adriana Gurgel, com o tema ‘Comer bem’.
“O câncer de mama vem acometendo um número cada dia maior de pessoas no mundo. Ele não escolhe idade, raça ou sexo. A prevenção ainda é o melhor remédio, muito embora, atualmente, as pesquisas tenham evoluído e contribuído para um tratamento com menor sofrimento e maiores chances de cura”, explica Maria Ariadna.
A Juíza Simone Jalil lembra que estudos divulgados pela mídia durante este mês, revelaram que nas últimas duas décadas, a taxa bruta de mortalidade no Brasil por câncer de mama apresentou uma elevação de 68%, sendo a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos.
O objetivo da palestra é divulgar a importância da luta contra esse tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo e que vem também, embora em menor proporção, atingindo a ala masculina.
“A prevenção é a melhor arma contra o câncer de mama e a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial ‘Outubro Rosa’, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A Justiça do Trabalho, seja através do TRT-RN, seja pela Associação dos Magistrados do Trabalho, não poderia deixar de dar sua contribuição e também aderir a esse tão importante movimento. Colaboramos assim para que o cuidado se prolongue em todos os meses do ano, pois o câncer de mama é cruel e se manifesta de janeiro a dezembro, sendo outubro apenas o mês representativo para a atenção à doença”, explica a Juíza Simone Jalil.
“O depoimento de pessoas que estão vivendo ou que já vivenciaram o câncer é de grande importância porque, além de alertar a população, ainda retira o estigma que marca esta doença. Para mim, este momento tem especial importância, porque irei falar da minha vivência com um câncer de mama metastático e com recidiva, para ex-colegas por quem tenho imenso carinho e consideração”, finaliza Maria Ariadna.
Serviço
Palestra: ‘Sobreviver e Conviver com o Câncer’
Convidadas: Maria Ariadna da Rocha Ribeiro Dantas (Advogada, ex-servidora do TRT-RN e Membro do Grupo Reviver) e Adriana Gurgel (Nutricionista)
Local: Auditório do Tribunal Pleno
Data: Segunda, 27 de outubro de 2014.
Hora: 14 às 16hs