Notícias

25 de novembro de 2014

Esmat 21: Iniciado o Curso 'Como Prevenir Litígios Trabalhistas?'

Curso começou no sábado dia 22 e segue por mais dois sábados, dias 29 de novembro e 13 de dezembro.

Contadores, gestores, empresários e consultores jurídicos estiveram reunidos no sábado (22.11) na ESMAT 21 - Escola de Magistratura do Trabalho da 21a região - vinculada à Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª região (Amatra 21) para o início do curso ‘Como Prevenir Litígios Trabalhistas?’.

O professor de Direito do Trabalho Humberto Lucena, que também é Oficial de Justiça Avaliador Federal do TRT 21a região e Doutorando em Direito, conduziu o primeiro dia de discussões, apresentando aos alunos os princípios básicos dos direitos trabalhistas.

A dinâmica do curso - que incluía a apresentação de situações reais do cotidiano das empresas para que os alunos pudessem tentar resolver - permitiu que muitas dúvidas fossem esclarecidas. A empresária Suraya Rachid afirma que procurou o curso para aprender sobre os direitos trabalhistas:

“Para mim, nós empresários, sempre temos muitos deveres a cumprir mas, poucos direitos. Eu vim aqui para descobrir e está sendo uma ótima experiência. Quando você conhece os direitos trabalhistas, comete menos erros na empresa e evita-se prejuízos, afinal a Justiça é aplicada mesmo que a gente não conheça as leis”, comenta.

Durante a tarde, cases de grandes empresas autuadas pela Justiça do Trabalho foram apresentados. Humberto avaliou o primeiro dia do curso positivamente. “Os alunos estavam bem receptivos ao conteúdo e tiraram muitas dúvidas”, afirmou. O curso será realizado ao longo de mais dois sábados, nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro.

No próximo sábado (29.11) além do professor Humberto Lucena, o Juiz do Trabalho da 21ª região, Mestre em Direito, Professor de Direito do Trabalho e atual Vice-Presidente da Amatra 21, Cácio Oliveira ministrará o curso.

“A idéia é disseminar a informação e expandir o conhecimento básico e necessário de direito do trabalho para contadores, administradores, empresários em geral, a fim de que, agindo preventivamente, possamos reduzir os litígios trabalhistas”, explica a presidente da AMATRA 21, Juíza Maria Rita Manzarra.

* Assessoria de Comunicação Amatra 21

*Confira o álbum de fotos!