Com o tema "Outra forma de estender a mão é conciliar", a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontecerá entre os dias 16 a 20 de março. Organizada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o objetivo do evento é dar ênfase à prática cotidiana dos magistrados do trabalho de conciliar os conflitos tanto individuais quanto coletivos, encontrando soluções pacíficas para os litígios.
Será uma semana inteira destinada à conciliação, que contará com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho de todo país, envolvendo desembargadores, juízes do trabalho, servidores, advogados e as partes. Para participar, basta que as partes comuniquem ao advogado ou ao juiz de seu processo a intenção de conciliar. A partir dessa manifestação, o processo será incluído na pauta da semana de conciliação. Os processos também poderão ser incluídos na pauta de audiências por iniciativa das Varas do Trabalho onde estão tramitando.
Praticamente todos os processos trabalhistas podem ser objeto de conciliação, tanto na fase de conhecimento, quanto aqueles em que já houve a sentença e que as partes já sabem seu direito, já decidido no primeiro grau de jurisdição. A vantagem da conciliação é que ela otimiza o trabalho da Justiça do Trabalho e, com isso, as partes conseguem ter uma solução mais rápida do seu processo.
Quem tem processo na Justiça do Trabalho e está interessado em conciliar, deve procurar o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte e pedir para incluir seu processo em pauta e aguardar pela Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, ou ainda no link http://www.trt21.jus.br/asp/concilia/concilia.asp As informações sobre a campanha podem ser acessadas através do site www.csjt.jus.br/conciliacao .
Fonte: TRT-RN