O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) está repleto de ações para 2015. Em fevereiro as coordenadoras do TJC, as Juízas do Trabalho Rachel Vilar e Simone Jalil, iniciaram o planejamento dos trabalhos através de várias reuniões. Segundo a Juíza Rachel Vilar, foram discutidos o cronograma das atividades, o curso de capacitação dos professores, o início das palestras nas escolas e os temas que serão focados. “Também estamos definindo as regras do concurso de redação e as datas das culminâncias nas escolas e a culminância geral”, destaca.
No mês de março, as coordenadoras se reuniram com o Secretário Estadual de Educação, Francisco das Chagas e o Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) Marcelo Almeida. Na ocasião também participaram o Presidente da Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra), o advogado Rodrigo Menezes, a advogada Roberta Souza e o coordenador do Núcleo Estadual de Educação para Paz e Direitos Humanos, João Maria. Este ano o programa TJC passa a integrar o Núcleo e as ações serão interiorizadas, com escolas beneficiadas nos municípios de Parnamirim, Caicó e Assu.
Serão nove escolas participantes do TJC 2015, das quais seis em Natal (Escola Estadual Francisco Ivo, E. E. Berilo Wanderley, E. E. Ana Júlia Mousinho, CENEP – Centro Estadual de Ensino Profissionalizante Senador Jessé Pinto Freire, E. E. Antonio Pinto de Medeiros e CEJA - Centro de Estudos de Jovens e Adultos - Prof. Felipe Guerra), uma em Parnamirim (E.E. Maria Araújo), uma em Caicó (E. E. Antônio Aladim de Araújo) e uma escola em Assu (E.E. Juscelino Kubitschek). “Este ano retomaremos as atividades do TJC na Escola Estadual Berilo Wanderley, que é muito especial para nossa equipe, já que foi onde tudo começou, no ano de 2006. Estamos muito felizes e as expectativas são as melhores”, relata a Juíza Simone Jalil.
As atividades começaram em março, dia 25, com a apresentação do programa aos Diretores das Escolas beneficiadas de Natal e Parnamirim, em encontro na Secretaria Estadual de Educação. Entre os dias 06 e 10 de abril, a equipe do TJC se reunirá com os Professores e Coordenadores pedagógicos nas Escolas. Também em Abril, nos dias 17 e 18, acontecerá a Capacitação para o TJC na sede da Esmat 21, com a participação dos Diretores, Coordenadores pedagógicos e Professores.
O programa TJC é desenvolvido no Rio Grande do Norte pela AMATRA 21 sob a coordenação das Juízas Simone Jalil e Rachel Vilar. Nos últimos oito anos foram 38 escolas participantes e mais de dez mil alunos da rede pública beneficiados com lições relacionadas ao Direito do Trabalho e cidadania contribuindo para a diminuição da violência nas escolas e evasão escolar. São parceiros do TJC/RN, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), o Ministério Público do Trabalho no RN (MPT/RN), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), a Associação Norte-rio-grandense dos Advogados Trabalhistas (Anatra) e o governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação.
*Ascom Amatra 21