Notícias

29 de maio de 2015

TJC 2015: 1º Ciclo de Palestras reúne alunos e professores nas escolas

Este ano são nove escolas estaduais contempladas com as ações do TJC, em Natal, Caicó e Assu.

O programa Trabalho, Justiça e Cidadania 2015 realiza o 1º ciclo de palestras. As exposições iniciais aconteceram na Escola Estadual Berilo Wanderley, ministradas pelas juízas do trabalho Rachel Vilar e Simone Jalil, coordenadoras do programa. A programação dessa primeira etapa se estende até quinta-feira (28). Os palestrantes são juízes do trabalho, servidores, advogados e procuradores, que abordam temas referentes a noções básicas de direito do trabalho.

Este ano são nove escolas estaduais contempladas com as ações do TJC, em Natal, Caicó e Assu. "O objetivo é que os estudantes aprendam um pouco mais sobre direito do trabalho e multipliquem esse conhecimento adquirido. A atividade é sempre muito gratificante, muito prazerosa. Principalmente quando a gente tem a participação bem ativa e interessada dos estudantes", destacou Simone Jalil.

Em Caicó a Juíza Rachel Vilar relata que a sala esteve lotada e os alunos participaram com muitas perguntas. “A palestra foi fantástica! Sala lotada com cerca de 80 alunos que estavam super atentos. Tudo organizado! Lista de frequência! Todos os professores presentes! Enfim, foi maravilhoso! Os alunos participaram ativamente e com muitas perguntas. Estou muito feliz com o TJC em Caicó”, afirma Rachel.

Dentre as palestras realizadas em Natal, no Colégio Francisco Ivo, o Analista Judiciário do TRT/RN, Daniel Martins Cardinelli falou sobre "Direitos Básicos do Trabalhador". “Os alunos reconheceram como fundamental, para sua formação e preparo para a vida adulta, a discussão sobre direitos trabalhistas. Houve bastante participação e perguntas. O que mais chamou atenção foi o debate quanto à colocação no mercado e direitos dos trabalhadores transgêneros e homossexuais. As questões  foram colocadas pelos próprios alunos e resultaram em uma conversa respeitosa e equilibrada sobre inclusão social”, relata Daniel.

O TJC é uma iniciativa da ANAMATRA, sendo realizado no RN desde 2006 pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (Amatra 21), em parceria com o TRT/RN, Secretaria Estadual da Educação, Ministério Público do Trabalho/RN, OAB-RN e a Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas(ANATRA).

CLIQUE AQUI para ver o álbum de fotos.

* Amatra 21