Em 2015, a 6ª edição do Dia da Conscientização da Saúde promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) ganhou um novo formato. Ao invés de assistir apenas a palestras, magistrados e servidores que atuam em Goianinha, Ceará-Mirim, Currais Novos, Caicó, Macau e Natal também praticaram atividades físicas.
Com tema Movimento Saudável, o local escolhido foi o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, na última sexta-feira (31), quando magistrados e servidores tiveram diversas opções de atividades físicas como caminhadas, Tai Chi Chuan, corrida, recreações e trilhas.
Na abertura do evento, a presidente do TRT-RN, desembargadora Joseane Dantas dos Santos, deu as boas vindas e falou sobre a importância do Dia da Conscientização da Saúde para o tribunal.
"Aumenta a interação entre servidores e magistrados, o que melhora no andamento do serviço. Temos um trabalho bastante voltado para o intelectual e a atividade física traz o equilíbrio para a vida, fazendo que todos trabalhem melhor", disse a presidente.
O juiz auxiliar da presidência, Cacio Oliveira Manoel, fez parte da organização do evento e falou sobre a mudança de formato. "A idéia foi transformar o formato em algo que pudesse ser feito externamente, de maneira que pudesse estimular a atividade física", disse.
Os magistrados e servidores aprovaram o novo Dia da Conscientização da Saúde. "O evento ajuda a despertar para a necessidade de ter uma vida mais saudável, diminuindo o estresse e contribuindo para um melhor resultado das nossas atividades profissionais", disse a servidora Suzana Pais.
Para Luiz Fernando de Farias, educador físico e palestrante do evento, a prática de exercícios físicos diária é importante e precisa ser iniciada o quanto antes. "Falamos em, no mínimo, 30 minutos por dia de uma atividade moderada como a caminhada, por exemplo", recomenda .
Ao final da parte prática, servidores e magistrados assistiram a palestras de temas variados como consciência ambiental e saúde, grupos de caminhada, consciência visual e saúde, além de participarem de oficinas de origami e pintura de mandalas. Fonte: TRTRN