Durante a abertura do VII Congresso de Direito do Trabalho, o destaque foi para a discussão sobre o cenário político e econômico atual brasileiro, em conferência ministrada pelo jornalista da TV Globo e advogado Heraldo Pereira.
A mesa de abertura foi presidida pela Juíza do Trabalho, Maria Rita Manzarra, presidente da Associação dos Magistrados da 21ª região e coordenadora do congresso, a Desembargadora Joseane Dantas dos Santos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª região e o Vice presidente da ANAMATRA, o Juiz do Trabalho do TRT da 15ª região/SP, Guilherme Guimarães Feliciano.
Na mesa de abertura, estiveram como convidados o Governo do Estado, representado pelo Secretário do Estado da Justiça e Cidadania Cristiano Feitosa Mendes; a Assembleia Legislativa, representada pelo Deputado Estadual Carlos Augusto Maia; o Senador da república José Agripino Maia; o Ministério Público Federal, representado pelo Procurador da República Fernando Rocha de Andrade; a Procuradoria Regional do Trabalho da 21a Região, através do Procurador chefe Fábio Romero Aragão Cordeiro e a OAB-RN, através do advogado José Amorim.
Em discurso de abertura, a Juíza Maria Rita Manzarra declarou a importância da temática: “a nossa proposta é de uma abordagem ampla, e não apenas jurídica, mas política, econômica e social. Em cada painel um ponto e um contraponto. Este congresso é, na verdade, um convite à reflexão, à maturação das ideias para que, ao final, cada um dos participantes possa sair com suas próprias e qualificadas convicções”, disse Maria Rita.
Cenários político atual em debate
A conferência de abertura contou com a presença do comentarista político do Jornal da Globo, radialista, jornalista, advogado com especialização em direito público pelo IDP e mestre em direito constitucional pela UnB, Heraldo Pereira. Ele conversou com os participantes sobre o cenário político atual e a tramitação do Projeto de Lei da Terceirização no Congresso Nacional.
Heraldo elogiou a iniciativa da AMATRA 21 em promover o evento: “acho que o tema da terceirização vai ser muito frequente no ano que vem no Congresso Nacional, então os magistrados do trabalho estão começando a se organizar em relação a isso. Organizar suas pautas, suas reivindicações para focar as votações que teremos no Congresso Nacional no ano que vem. Achei a iniciativa muito positiva porque nós estamos praticamente no fim do ano, mas no ano que vem teremos essa pauta recorrentemente. Fantástico o pessoal já ter essa atenção para agora! No Brasil, de um modo geral, essa é uma iniciativa pioneira aqui no Rio Grande do Norte”, declarou o jornalista.
Clique aqui e confira o álbum de fotos da abertura do Congresso.