Notícias

24 de novembro de 2015

Projeto KAJU realiza primeiro exame de faixa

O Projeto KAJU ‘Karatê e Justiça ao alcance de todos’ é uma iniciativa da AMATRA 21 em parceria com a FNK.

Concentração e ansiedade tomaram conta das crianças que integram a primeira turma do projeto KAJU – ‘Karatê e Justiça ao alcance de todos’, durante o primeiro Exame de Faixa, realizado na tarde da sexta-feira (20.11), no ginásio do CAIC de Lagoa Nova. O KAJU é uma iniciativa da Associação dos Magistrados do Trabalho da 21ª Região (AMATRA 21) em parceria com a Federação Norte Riograndense de Karatê (FNK).

As aulas são coordenadas pelo Professor (Sensei) Márcio Lima, presidente da Federação Norte Riograndense de Karatê. O primeiro exame de faixa foi acompanhado pela Presidente da AMATRA 21, Juíza do Trabalho Maria Rita Manzarra, a Juíza do Trabalho Janaina Vasco Fernandes, Diretora Social da AMATRA 21, além da Administradora do CAIC, Graça e da Coordenadora do Projeto RN Vida, Carminha.

“É sempre emocionante assistir às aulas do KAJU, ver a evolução dos alunos. Mas acompanhar o primeiro exame de faixa foi especial. Ver os rostinhos ansiosos antes do exame, acompanhar a concentração e seriedade durante a execução dos movimentos, sentir a tensão da espera pelo resultado do exame, foi realmente tocante. Fiquei ansiosa, preocupada, concentrada com eles, mas ao final, todos ficamos muito alegres com o êxito de todos os alunos do projeto. Todos conseguiram passar para a faixa amarela! Acima de tudo, fiquei orgulhosa das crianças pelo seu esforço, mas também por fazer parte de uma associação que teve essa iniciativa. Estamos todos de parabéns! Foi um dia que ficará guardado na minha memória”, relatou a Juíza Janaina.

Em torno de 15 crianças e adolescentes carentes participam do KAJU, com idades entre 7 a 14 anos. O professor Márcio agradece a iniciativa da AMATRA 21, que iniciou o projeto em agosto deste ano: “Fico feliz com o sucesso do projeto. Em três meses, as crianças absorveram os ensinamentos e todos já foram promovidos. Estou grato em poder passar os ensinamentos do Karatê que trabalha não só o corpo, como também a mente, é um compromisso nosso com a sociedade, pois estamos dando a oportunidade de, através da arte marcial, formar jovens cientes da justiça, como propõe o KAJU, formando cidadãos”, afirmou Márcio. 

Os treinos do KAJU acontecem gratuitamente durante três dias na semana (terça, quinta e sexta-feira) no CAIC Lagoa Nova. A AMATRA 21 fornece todo o equipamento necessário para a prática da arte marcial: Kimonos, protetores de mão, tórax, perna e bucal, além de lanche ao final do treino da sexta-feira.

Confira o álbum de fotos: clique aqui!