O programa Trabalho Justiça e Cidadania realizou nos dias 29 e 30 de abril, a capacitação de professores das escolas participantes deste ano, que compareceram à sede da Escola Superior da Magistratura do Trabalho da 21ª Região (Esmat 21), com palestrantes que desenvolvem aulas sobre os temas da cartilha deste ano.
Para a Juiza Rachel Villar, coordenadora do TJC, a capacitação é importante visto que permite aos professores mergulhar em temas da cartilha que serão desenvolvidos ao longo do ano. “Além disso, o professor será o incentivador dos alunos a nos receber na escola para que o programa seja efetivo”, explica.
Depois da capacitação serão realizadas palestras nas escolas, em seguida as visitas dos alunos à OAB, ao Ministério Público e ao TRT/RN, depois acontecem as culminâncias, que são as apresentações dos trabalhos. É escolhido um trabalho por escola a ser apresentado na Culminância Geral, ocasião em que também é realizado o concurso de redação, com prêmios para os primeiros colocados de cada escola.
O projeto da ANAMATRA acontece no Rio Grande do Norte através da AMATRA 21, em parceria com o Ministério Público, OAB/RN, Secretaria de Educação, ANATRA e o TRT/RN. Cada escola deve tem, no mínimo, 60 alunos participantes.
Na capacitação de professores, além das juízas do Trabalho e coordenadoras do projeto Rachel Villar e Simone Jalil, estiveram presentes Roberta de Souza Soares, representando da OAB-RN e a ANATRA/RN; Mônica Guimarães, representando a Secretaria da Educação, a Juíza do Trabalho Diretora Social da AMATRA 21, Janaína Vasco Fernandes e mais de 30 professores.
Roberta de Souza fala que o projeto é muito importante para que professores e estudantes tenham acesso à justiça. “Eles tem noções de direitos fundamentais trabalhistas e nós não poderíamos deixar de participar. O TJC faz com que os alunos percebam que é possível ser advogado, juiz ou qualquer outro profissional do direito ou o que eles quiserem, desde que busquem. Diminuem os riscos de serem enganados, ludibriados, vendo a possibilidade do acesso a justiça, através do conhecimento transmitido por esse projeto”, afirma.
O professor Raimundo Sobrinho da escola Belém Câmera conta que assim que o projeto foi apresentado, a escola se envolveu, porque os alunos precisam ter acesso às questões trabalhistas que servem não só para eles, como para toda família.
Com o intuito de aplicar a cartilha na realidade dos alunos, o projeto aborda diversas disciplinas, entre elas língua estrangeira, como é o caso do professor Fábio, de inglês da Escola Castro Alves. O professor explica como aplicará o projeto em suas aulas: “esse projeto vai ajudar e muito no esclarecimento em relação ao trabalho e cidadania de cada um. Nas aulas de inglês iremos fazer paralelo, mostrando a realidade do trabalho na língua estrangeira, interpretando a lei e trazendo a realidade de lá para a realidade deles”.
CONFIRA O ÁLBUM DE FOTOS: http://www.amatra21.org.br/2013/albuns/94/tjc-2016-realiza-capacitacao-de-professores