Projetos sociais

Projeto Leitura Legal

A AMATRA 21 apresenta à sociedade a sua mais nova iniciativa social: o Projeto Leitura Legal.


Este projeto, com bases assentadas na biblioterapia, propõe a leitura de livros infantis para crianças hospitalizadas, mediadas voluntariamente por seus associados, juízes e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região.


Trata-se de uma estratégia de humanização que, comprovadamente, contribui na cura de pacientes infantis internados e na aceitação destes ao atendimento ambulatorial nas unidades de internação, divertindo-os, distraindo-os e conduzindo-os a um mundo de fantasia, através da leitura.


Em pesquisas realizadas no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, Ceará, constatou-se que a repercussão da leitura foi bastante favorável, sendo encontradas as seguintes unidades de sentido nas crianças observadas:


- alívio da dor e/ou esquecimento momentâneo da doença;
- melhor aceitabilidade de procedimentos dolorosos;
- sentimentos de alegria, relaxamento e confiança;
- melhora de autoestima;
- viagem ao mundo da fantasia;
- desenvolvimento do hábito de leitura.


O objetivo específico deste simples projeto reside justamente nisso: trazer, através da leitura de contos infantis, o bem estar às crianças hospitalizadas, proporcionando entretenimento e aliviando tensões, fazendo da leitura um verdadeiro remédio para a alma.
Interessados em participar do projeto, contatar a AMATRA21 através do email amatra21@digi.com.br ou telefone (84) 3231.4287.

Fotografo: -